Uma recente
pesquisa da FDC com 400 empresas nacionais conclui que as empresas brasileiras
já passaram a inserir a sustentabilidade na construção da sua estratégia de
negócios mas para uma boa parcela delas ainda falta levá-la para a gestão do
negócio. 78% delas afirmaram que a preocupação com a sustentabilidade está
contemplada nas estratégias empresariais enquanto que apenas 36% delas entende
que suas empresas tem ações concretas relacionadas ao tema.
Mais do que
os percentuais relatados, o que mais preocupa é a falta de clareza estratégica
sobre o tema, pois várias empresas ainda estão nos estágios iniciais de engajamento
do tema com a realização de ações necessárias porém pouco sofisticadas como
promover a coleta seletiva, economizar papel ou doar dinheiro para alguma
organização não governamental.
Nesse ponto
percebe-se a distância entre o discurso e a prática. Enquanto as empresas não
desdobrarem suas metas de sustentabilidade entre todos os níveis gerenciais e
de uma forma multifuncional o tema ainda ficará restrito a belas apresentações
em power point ou em declarações vazias.
Precisamos fazer acontecer e implantar ações que entreguem a empresa e a
sociedade os objetivos estratégicos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário