domingo, 9 de março de 2014

A distância entre o discurso e a prática



Uma recente pesquisa da FDC com 400 empresas nacionais conclui que as empresas brasileiras já passaram a inserir a sustentabilidade na construção da sua estratégia de negócios mas para uma boa parcela delas ainda falta levá-la para a gestão do negócio. 78% delas afirmaram que a preocupação com a sustentabilidade está contemplada nas estratégias empresariais enquanto que apenas 36% delas entende que suas empresas tem ações concretas relacionadas ao tema.

Mais do que os percentuais relatados, o que mais preocupa é a falta de clareza estratégica sobre o tema, pois várias empresas ainda estão nos estágios iniciais de engajamento do tema com a realização de ações necessárias porém pouco sofisticadas como promover a coleta seletiva, economizar papel ou doar dinheiro para alguma organização não governamental.

Nesse ponto percebe-se a distância entre o discurso e a prática. Enquanto as empresas não desdobrarem suas metas de sustentabilidade entre todos os níveis gerenciais e de uma forma multifuncional o tema ainda ficará restrito a belas apresentações em power point ou em declarações vazias. Precisamos fazer acontecer e implantar ações que entreguem a empresa e a sociedade os objetivos estratégicos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário