Sustentabilidade Empresarial, Estratégia de Negócios, Inovação & Marketing Contemporâneo
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Alerta mundial: O El Niño está vindo
A Organização das Nações Unidas (ONU) através da Organização Meteorológica Mundial (WMO) emitiu um alerta para que os governos se preparem para secas e inundações devastadoras decorrentes do El Niño, fenômeno que deve acontecer até o fim deste ano.
Segundo a WMO há 60% de chances do El Niño ocorrer entre junho e agosto, com as probabilidades aumentando de 75% a 80% de outubro a dezembro.
O último El Niño aconteceu em 2009/ 2010 e se caracteriza por temperaturas de superfície do oceano mais quentes que o comum no Pacífico tropical central e oriental, juntamente com padrões típicos de circulação atmosférica durante um período de curta duração (12 a 18 meses) . É um fenômeno natural, com um intervalo recorrente de dois a sete anos e tem um grande impacto sobre o clima em todo o mundo, dando início a uma cadeia de eventos climáticos globais. Geralmente o El Niño causa alagamentos e secas em determinadas regiões, mas acima de tudo aumenta de forma considerável a temperatura global.
Com base no parecer dos serviços meteorológicos e hidrológicos, muitos governos já começaram a se preparar para a chegada do El Niño. A Índia deverá ter monções mais fracas, enquanto a Austrália pode sofrer secas terríveis. A América do Sul, por outro lado, geralmente é vítima de inundações generalizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário