segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aquecimento global pode tirar até 2% do PIB, diz cientista

Os efeitos da mudança climática já estão acontecendo em todos os continentes e oceanos. O mundo em muitos casos está mal preparado. Esse é o primeiro parágrafo do relatório “Mudança Climática 2014 – Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade” produzido pelo IPCC o Painel científico das Nações Unidas. Nele há afirmações sobre o estado climático atual e previsões de como será a mudança global até 2100. A publicação do 5º relatório tem sido muito esperada em vista de sua solidez científica, sua abrangência e sua influência na tomada de decisões futuras pelos governos de todo o mundo.

Chris Field, copresidente do grupo de mais de 1.700 pesquisadores de 70 países que participaram do estudo complementa: “Mudança do clima não é algo abstrato, que vai acontecer no futuro. É algo que está acontecendo agora”. Destaques do estudo:
- Aquecimento: O aquecimento é inequívoco. O mundo aqueceu em média 0,85ºC entre 1880 e 2012. A atmosfera e os mares aqueceram, o gelo e a neve diminuíram, e as concentrações de gases do efeito estufa aumentaram. A manifestação do fenômeno sobre o mundo, bem como dos seus efeitos, não é uniforme, e o Ártico é onde o aquecimento se faz sentir com maior intensidade.

- Origem do Aquecimento: A principal causa do aquecimento presente é, com elevadíssimo grau de certeza, a emissão de gases estufa pelas atividades humanas, com destaque para a emissão de gás carbônico. A evidência indicando a origem humana do problema se fortaleceu desde o relatório anterior.

- Recursos hídricos: possível redução da oferta de água potável em regiões subtropicais secas e aumento de disputas por água;

- Biodiversidade: projeções sugerem uma elevação do risco de extinção de espécies no século 21 por pressões como a poluição e o aumento de espécies invasoras;

- Conflitos Sociais: A mudança climática não cria o problema social, mas agrava o que já existe.

- Produção de alimentos: sem adaptação e com elevação da temperatura 1ºC, cultivo de arroz, trigo e milho em áreas tropicais, como na América do Sul, podem sofrer impacto negativo.

- Amazônia: foi reduzida a ameaça de savanização pelo aumento da temperatura;

- Inundações: populações de áreas costeiras devem sofrer com aumento do nível do mar. Nas cidades, maior quantidade de chuvas deve causar enchentes e deslizamentos de terra.

Para conhecer os estudos e atuação do IPCC, clique aqui:
http://www.ipcc.ch/

Nenhum comentário:

Postar um comentário